Página Inicial
TV Vianney
Sacramentos
Aconteceu
Contatos
Propane
Conselho Paroquial
Pastorais
Centro Social SJMV
Casa São João
Maria Vianney
Horários de Missa
Endereços e Telefones
Páginas Interessantes
 
 
 
CONHEÇA O CENTRO SOCIAL SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

A paróquia São João Maria Vianney é localizada em sua maior parte numa região periférica da cidade de Taboão da Serra, ligada à grande São Paulo.

A população chega a ser aproximadamente de 40.000 pessoas, com estimativa de mais moradores provenientes das regiões mais pobres do País como Norte e Nordeste que chegam em busca de trabalho e melhoria de vida em São Paulo.
Percebemos, uma grande carência em nossa região como desemprego, famílias desestruturadas, jovens e adultos analfabetos, muitos viciados e crianças desnutridas, que são assistidas pela Pastoral da Criança.

Devido a essa situação, assim que foi criada a paróquia São João Maria Vianney, em agosto de 2003, decidimos construir um Centro Social, para atendermos essas demandas. Entramos com um pedido de concessão de uso de um terreno junto à prefeitura do município de Taboão da Serra. Esse projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores da cidade. Foi uma concessão com a Cáritas Diocesana de Campo Limpo.

Em 2005 iniciamos a construção desse Centro Social, com o esforço de toda a comunidade paroquial, através da Festa Junina que realizamos no mês de Junho no estacionamento do Shopping Taboão, que nos ajuda com a doação do espaço.

Após muito trabalho e dedicação conseguimos realizar a primeira etapa dessa obra, onde estamos realizando um projeto social da Cáritas São João Maria Vianney em parceria com a prefeitura de Taboão da Serra. Esse projeto é o PAC Vianney que consiste no atendimento de 150 crianças carentes de nossa região atendidas de 2ª à 6ª em dois períodos.
Nosso propósito é ampliar todo o trabalho social como:

A) Alfabetização de Adultos;

B) Espaço para a Terceira Idade (terapias ocupacionais, como artesanato, crochê, pintura sobre tecidos e demais atividades que favoreçam uma melhor integração do idoso com a comunidade, bem como sua valorização como cidadão);

D) A Pastoral da Saúde, em implantação em nossa Paróquia, também se utilizará das instalações, tanto para eventual atendimento gratuito por médicos e dentistas voluntários, como para palestras sobre temas cruciais em nossas comunidades, como saúde da mulher, desidratação infantil, educação odontológica, etc...

E) Queremos nesse espaço acolher as crianças carentes para oferecer-lhes uma formação intelectual, religiosa, cultural e humana - afetiva; pois percebemos um grande número de crianças provenientes de famílias desestruturadas, que estão à margem da sociedade, etc.

Clique nos links abaixo e veja as fotos dos nosso projetos.